Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água!


A falta de água potável, o saneamento básico desadequado e as condições precárias de higiene provocam a morte de uma criança a cada 15 segundos, denunciaram várias organizações não governamentais (ONG`s) no Dia Mundial da Água, que se assinala hoje.
De acordo com ONG`s como a Cruz Vermelha espanhola, mais de mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e cerca de 2,6 mil milhões, aproximadamente 40 por cento da população mundial, não dispõem de serviços de saneamento básico.
Em todo o mundo, a má qualidade da água é responsável por 21 por cento das mortes de crianças até aos cinco anos, sendo mais mortífera do que as guerras. Por dia, cinco mil adultos perdem a vida devido ao mesmo problema, sobretudo em consequência de diarreia.
Citada pelo diário espanhol `El Mundo`, a Cruz Vermelha sublinha que a melhoria das instalações sanitárias e a promoção de medidas de higiene poderiam reduzir a mortalidade infantil em cerca de um terço, contribuindo, além disso, para acelerar o desenvolvimento económico e social em países onde a falta de saneamento é uma das principais causas de absentismo escolar e profissional devido a doença.
Por seu lado, a ONG `Ayuda en Acción` denuncia que muitos países gastam entre seis e 28 vezes mais em investimentos militares do que com água e saneamento básico, pelo que, defende, “o problema da água está mais relacionado com falta de vontade política do que com escassez”.
Uma das regiões do Mundo mais afectadas por este problema é a África sub-sahariana, onde, de acordo com a organização Interpón Oxfam, a probabilidade de uma criança morrer com diarreia é quase 520 vezes superiores às de uma criança europeia ou norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!