Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Quem foi Santo Antônio?


Não é à toa que Santo Antônio é tão popular e adorado pelos brasileiros. Existe também uma boa explicação para ele ser conhecido como o santo casamenteiro.


Festejado em 13 de junho, logo depois do Dia dos Namorados, a data dedicada a Santo Antônio marca o início do chamado ciclo de festas juninas, que se estende pelas celebrações a São João e a São Pedro.


Quem foi Santo Antônio?

Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Recebeu o nome de Antônio ao passar, em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco. Por isso, é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua.

Protetor
Os devotos de Santo Antônio, em geral, levam no bolso uma pequena imagem para se proteger. Tamanha devoção se explica por vários motivos.
Primeiramente, Santo Antônio era admirado por ser um ótimo orador. Conta-se que, quando pregava a palavra de Deus, ela era entendida até mesmo por estrangeiros.
Padre Antônio Vieira, em um sermão de 1663 realizado no Maranhão, o denominava “santo dos milagres”.
Também é conhecido como o santo da família e protetor dos varejistas em geral, por isso é comum encontrar sua figura em estabelecimentos comerciais. Além disso, é o padroeiro das povoações e dos soldados, pois em vida enfrentou aventuras guerreiras como oficial português.
Herói
A popularidade de Santo Antônio é tamanha que sua figura aparece com destaque até em episódios da História do Brasil. Ele teria desempenhado o papel de heróico defensor da integridade do solo brasileiro. Conta-se que a libertação de Pernambuco dos holandeses só foi possível devido às orações devotadas ao santo. Da mesma forma, atribui-se a ele a defesa da colônia do Sacramento, ao Sul do país. Fato idêntico teria ocorrido no Rio de Janeiro, com relação aos franceses, atribuindo-se a vitória à proteção deste santo.

Casamenteiro
Santo Antônio não tinha em seus sermões nada específico sobre casamentos. Porém, ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido.
A fama ganhou popularidade porque, na sociedade em que ele vivia, as mulheres eram, em geral, marginalizadas. Mesmo assim, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!