Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta Feira de Cinzas



Hoje começamos o tempo da quaresma, período em que passamos pelos deserto com Jesus. O número 40 na Bíblia é simbólico e indica tempo, período. São 40 dias de retiro e meditação sobre a cruz, sobre o sofrimento, penitência e conversão, que são os temas mais frequentes nesta época.

A liturgia das cinzas marca o início com um gesto muito comum no Antigo Testamento, gesto de arrependimento, que era cobrir-se de cinzas em sinal de arrependimento e humildade, pedindo perdão pelos pecados cometidos. A cinza é marcada na testa como um sinal visívil; mas, deve indicar algo que acontece no interior, do contrário é só uma testa suja. rsrsrs.

O evangelho de hoje nos indica três caminhos para se viver uma boa quaresma: esmola (caridade), jejum e a oração. São três práticas que devem ser feitas a Deus, que nos recompensará no tempo devido. Estas ações só terão fruto para quem as pratica se forem verdadeiras, interiores, na humildade como nos indica o próprio texto.

Neste tempo não se canta o hino do glória, nem se diz aleluia nas missas. A cor do tempo é o roxo, sinal de fechamento pelo sofrimento de Cristo. Peçamos a Deus, neste tempo a conversão e a mudança de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!