Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

domingo, 24 de junho de 2012

São João Batista, rogai por nós!

Ola pessoal, depois de algum tempo ausente estamos retomando o blog!


Hoje a igreja celebra a natividade de São João Batista.

São João precedeu Nosso Senhor Jesus Cristo, preparando Seu caminho, pregando a proximidade do Reino de Deus e batizando o povo judeu em um batismo de arrependimento.


A Palavra nos fala e confirma o chamado feito a cada um de nós:

"Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. E agora me diz o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”".


Por ter proclamado a verdade e denunciado o pecado, teve sua cabeça decapitada. Para nós, João Batista é exemplo de coragem e fidelidade a Deus, além de um modelo de servo.




Outras religiões
João Batista é venerado como messias pelo mandeísmo. João Batista é também considerado pelos muçulmanos como um dos grandes profetas do Islão.

Na Umbanda, religião afro-brasileira, este santo é sincretizado como uma das manifestações do orixá Xangô e é responsável nesta crença, por um agrupamento de espíritos que trabalha com a saúde e o conhecimento, chamada de Linha do Oriente, por congregar além de médicos e cientistas, hindus, muçulmanos e outros povos.





João era um pregador heróico. Ele falava ao povo expondo os líderes iníquos e as suas transgressões. Quando o assemelhavam a Elias, era porque este tinha o mesmo aspecto rude e admoestador do seu antecessor. 

João não queria simpatia. Ele pregava a mudança, chamava "raça de víboras" e com o indicador apontado, tal como Elias o tinha feito anteriormente, e isto o categorizou como profeta.


João tinha discípulos. Isto significa que ele ensinava. Ele tinha aprendizes com quem dispensava algum tempo em ensinar. Havia interesse nas suas palavras e filosofia nos seus ensinamentos.

São João Batista Rogai Por Nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!