Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

São Brás

Ola pessoal, depois de um bom tempo estou de volta.

Esse final de semana participei da Festa em honra a São Brás na cidade de São Brás do Suaçui/MG e partilho aqui um pouco do que, pelo menos eu ainda não conhecia:

SÃO BRÁS
Ficou famoso porque retirou de uma criança, sem nenhum instrumento um espinho que o mesmo tinha na garganta. Por isso é considerado padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua festa, 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas do interior do Brasil e em São Brás, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.

Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma a criança com mão na garganta, como pedindo para ele cura-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a benção de São Braz para a garganta do filho.




Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.

Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.

Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.

Ele é padroeiro dos animais selvagens.

É padroeiro dos Veterinários junto com Santo Egídio.

A benção das gargantas é feito da seguinte forma: Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada.

Bem é isso.

Quem tiver algo mais, que gostaria de partilhar, fique a vontade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!