Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

SINAL DA CRUZ

A. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.  (Usando a mão direita, encosta-se a ponta do indicador na testa, depois no peito, na extremidade   esquerda do ombro e em seguida na extremidade direita do ombro).         
Em nome do Pai...



    Do Filho...



   
 E do Espírito...



    Santo...



    Amém!




B. Costuma-se confundir o significado desta segunda forma com uma saudação religiosa oriental,  que faz alusão à mente, às palavras e ao sentimento.  Na verdade,  as cruzes sobre a testa,  boca e coração, por si já são bastante eloqüentes no catolicismo, não admitindo-se outras expressões, que não a fórmula litúrgica correta, que assim deve ser pronunciada: " Pelo sinal da santa cruz , livrai-nos,  Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos". (Usando a mão direita, com  o polegar - ou junção deste com o indicador e dedo médio, faz-se uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito). Mais propriamente, denominamos este sinal:  Benzer-se ou persignar-se. 
 Pelo Sinal
da Santa Cruz...

 Livrai-nos Deus
Nosso Senhor...

Dos nossos inimigos.



 OBS: Embora seja comum distinguir-se a primeira forma como "benzer-se" e a segunda "persignar-se", existe ainda uma terceira locução: "santigar-se". Por serem expressões sinônimas entre si,  é correto aplicá-las em ambas as formas do Sinal da Cruz,  sem fazer a aludida distinção.

Um comentário:

  1. Ótimo. Mas faltou dizer que o persignar-se, que para mim sempre é as 3 cruzinhas, precisa ser feito principalmente antes do E angelho (o Padre também faz), com a intenção de pedir perdão, na testa pelos maus pensamentos, na boca das más pala ras e no peito pelas mágoas, para assim poder escutar com melhor disposição o Santo E angelho. (meu notebook está falhando na letra ...)

    ResponderExcluir

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!