Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

SEMANA SANTA

O cristão católico convicto celebra com alegria cada função litúrgica do Tríduo Pascal e da Páscoa. Toda a Quaresma nos prepara para celebrar com as disposições necessárias a Semana Santa.

O que é Celebrar?
Celebrar tem vários significados: festejar, solenizar, honrar e exaltar
A Semana Santa é celebrada a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
Inicia na quarta feira de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.

Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo
Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.

DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hosana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo. E diziam:Bendito seja Aquele que vem como Rei, em nome do Senhor! Paz no Céu e glória no mais alto do Céu (Lc 19, 38).


SEGUNDA-FEIRA SANTA        

Segunda-feira santa que marca o início da caminhada de Jesus até a sua crucificação. O restante dos dias é sobre as dores de Maria. Sábado é o momento em que a igreja se lembra da morte de Jesus Cristo, seguido do sábado de Aleluia, que é a data que precede a ressurreição de Jesus, que é comemoração da Páscoa no domingo.


QUINTA-FEIRA “A CEIA
É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. , na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho É também celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos. (MT 20,28).

SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz. Presidida por um padre na missa a bata cor vermelha simboliza o fogo, o sangue o amor divino
Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrado a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da cruz e Comunhão eucarística. Não adoramos a cruz como um objeto de madeira, mas adoramos o Cristo pregado na Cruz.
Exercícios piedosos, como a Via Sacra, são lembrada os acontecimento de Jesus na Cruz

SÁBADO SANTO Vigília pascal 
Um grande silêncio reina sobre a terra, porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, Deus feito homem adormeceu que não dormiam há séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. No sábado à noite a celebra o cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal:
A bênção do fogo novo; significado pascal da luz que surge nas trevas Jesus respondeu: A luz ainda estará no meio de vós por um pouco de tempo. Procurai caminhar enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam. Quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, acreditai na luz, para que vos torneis filhos da luz. Depois de dizer isto, Jesus retirou-Se e escondeu-Se deles. (Jo 12,35-36)
Círio pascal; que evoca a luz de Jesus que ressuscita em sua glória
A proclamação da Páscoa; celebra as maravilhas operadas por Deus nesta noite santa.
A liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação;
A renovação das promessas do Batismo; a liturgia eucarística.

VIA-SACRA 
     A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de JESUS, no percurso de sua Divina missão Redentora, quando de modo perfeito e heróico, demonstrou uma profunda obediência ao PAI ETERNO e um infinito Amor à humanidade de todas as gerações.
     Normalmente é rezada as Quartas-feiras e Sextas-feiras no período da Quaresma. Todavia, por sua importância e valor espiritual, deveria ser lembrada nos demais meses do ano, por todos aqueles que se sentirem sensibilizados à amenizar as dores do Redentor e quiserem se irmanar aos sofrimentos de JESUS, penitenciando-se de suas próprias culpas e das transgressões da humanidade.
     Rezar a Via Sacra é reviver na mente e no coração a grandeza do Amor de DEUS, que para Salvar e Redimir a humanidade de todas as gerações entregou o seu Divino FILHO em holocausto, como Vítima Perfeita para lavar os pecados de todos nós!
    A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
    Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI.
    Há muitas meditações da Via Sacra. Aqui oferecemos uma das versões do "Guia da Devoção à Misericórdia Divina", adaptada, e a nova Via-Sacra, apresentada pelo Papa João Paulo II.


DOMINGO DE PÁSCOA
A palavra “páscoa” significa “passagem”. A Páscoa comemora é a passagem do mar Vermelho, que ocorreu muitos anos antes de Cristo.
Jesus ressuscitou três dias após, num domingo, logo depois da Páscoa. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente, o Filho de Deus.
Presidida por um padre a missa de cor branca é sinal de alegria, de coração limpo e purificado



POR QUE COMEMOS PEIXES NA SEMANA SANTA?
O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência
Sexta-Feira da Paixão é o dia mais expressivo da quaresma recomenda não comer carne vermelha como forma de penitência e reflexão dos quarenta dias em que Jesus Cristo passou no deserto, neste dia faremos sinais de penitência, em respeito e veneração. Assim, à prática do jejum da carne e qualquer tipo de ato que se refira a Prazer.

SIGNIFICADO DO PÃO E VINHO
Pão da ceia do Senhor, portanto, retrata o sacrifício de Cristo como a necessidade absoluta para a nossa vida espiritual. Assim como não podemos viver sem o "pão" não podemos viver sem Cristo, o pão da vida.
Vinho na Escritura simboliza luxúria, abundância, gordura, prosperidade, alegria, satisfação e banquete  Ela comerá o fruto dos teus animais e o fruto da tua terra, até seres exterminados; não te deixará nem trigo, nem vinho novo, nem azeite, nem a cria das tuas vacas, nem a prole das tuas ovelhas, até ficares destruído. (Dt. 28,51).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!