Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quarta-feira, 23 de março de 2011

A relação Catequese-Liturgia

A palavra liturgia vem da língua grega e é composta de dois elementos: leitos, que quer dizer público, e érgein, que significa fazer. Juntando-se estes dois elementos pelo radical e acrescentando-lhes o sufixo formador de substantivos, tem leit-o-erg-ia ou leitourgia. O primeiro elemento leitos é derivado da palavra láos, que significa povo e o segundo se refere ao substantivo érgon, que quer dizer obra, trabalho. Do substantivo liturgia nasceu o termo liturgos (litourgos) - funcionário público, - e o verbo litourgein, - exercer função pública. De láos (povo) origina-se laico, laical, leigo. Portanto, liturgia significa “obra do povo”, serviço comunitário (Cf. 2Cor. 9, 12; Hb 7,7.14).

Ao longo da história, muitas concepções revelam problemas na interação entre catequese e liturgia. Vejamos algumas delas:

• A Catequese entendida como aula, doutrinação, ensino teórico que deve primar pelo rigor e pela memorização de temas e citações.


• Uma catequese sacramentalista: voltada tão somente para a recepção dos sacramentos.

• Imposição da fé e dos Sacramentos: a catequese foi imposta muitas vezes em nome de um tradicionalismo que impunha a obrigação de cumprir um preceito (desvinculado da vida).

• Durante muito tempo a catequese ficou restrita às crianças, criando aquela concepção: “catequese é coisa de criança”.

• Em diversas épocas, a catequese (Eucaristia e Crisma) não levava à iniciação à fé e à vida eclesial, mas se tornava conclusão da vida cristã, uma espécie de “formatura”.

• Uma catequese muito abstrata e teórica sem símbolos e sem uma dimensão orante e Celebrativa.

Tudo isso dificultou o diálogo entre liturgia e catequese, que começaram a ser vistas como duas realidades independentes. Dadas as dificuldades, alguns desafios na interação catequeseliturgia emergem a cada dia. Eles merecem atenção e disposição para poder mudar a realidade de forma progressiva e sistemática:

1. Consolidar a ligação entre Fé e Vida, tanto na catequese quanto nas celebrações litúrgicas;

2. Romper com a concepção reducionista de catequese para os sacramentos;

3. Rever a metodologia usada na catequese, para que os encontros sejam sempre celebrativos,orantes, simbólicos;

4. Re-pensar as estruturas físicas onde acontece a catequese, para que se tornem espaços propícios para celebrações;

5. Questionar os modismos litúrgicos e celebrações que comunicam muito pouco do essencial da fé e que transformam a liturgia em teatro, show ou espetáculo.

6. Buscar um novo itinerário para a Iniciação Cristã, introduzindo o catequizando na vida da comunidade recuperando a riqueza do catecumenato, que fica como horizonte para a catequese;

7. Celebrar em comunidade os momentos fortes e as datas especiais do calendário litúrgico, envolvendo a comunidade, os catequizandos e os pais;

8. Superar definitivamente o modelo tradicional de catequese como doutrinação;

O papel da liturgia na história da salvação e na vida da Igreja foi determinante para dar o sentido e o significado para a catequese. O próprio Vaticano II, na Constituição sobre a Sagrada Liturgia trouxe uma iluminação para a relação catequese-liturgia. Hoje, pode-se dizer que a liturgia atua como fonte e ponto alto ao qual tende a catequese. E desta afirmação derivam outras considerações.

Vejamos:
* O centro da catequese é o Mistério de Cristo;

* O lugar de encontro com a pessoa e o Mistério de Cristo é na Palavra de Deus, que tem lugar privilegiado na Liturgia;

* A liturgia é fonte da catequese (SC 5), porque também é nela “que se tomam as leituras que são explicadas na homilia, e os salmos que se cantam, as preces, as orações e hinos litúrgicos são penetrados do seu espírito, e dela recebem seus significado as ações e os sinais” (SC 24);

* A importância do Ano Litúrgico, com seus tempos e festas, como fonte de catequese.

* A catequese sistemática, conforme as suas exigências e conforme o costume, se dá fora da liturgia.

A liturgia revela a presença de Jesus que vem a nós através do alimento da Palavra: “O Cristo está presente na palavra porque é ele que fala quando na Igreja se lêem as Escrituras” (SC 7).

Seria bastante viável uma formação litúrgica para a escuta. Numa sociedade cada vez mais barulhenta e inundada de vozes, o silêncio litúrgico se faz necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!