Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CATEQUESE

PASTORAL CATEQUÉTICA

"A palavra catequese se origina do verbo grego katechein que significa ensinar, educar. Catequese é uma palavra composta de "kata" = conta e échésis = ruído, sendo a kcatéchésis, a ação de proclamar, de anunciar. Catequese é a ação de educar e instruir os crentes depois da sua converção; primeira função da igreja depois do anúncio da fé". (Diretório para Catequese - CNBB).

A catequese é um itinerário de formação na fé, esperança e caridade. Forma o catequizando para acolher com alegria a mensagem evangélica e ajudar a outros a encontrarem pessoalmente o Senhor. "O desejo ardente de convidar os outros para se encontrarem com aquele que nós encontramos está na raiz da missão evangelizadora a que é chamada toda a Igreja, mas que é sentida com particular urgência hoje..."(Ecclesia in America, 68).

CATEQUESE INFANTIL

1. PRÉ-CATEQUESE INFANTIL

Trabalho de iniciação cristã realizado, através de atividades lúdicas e diversificadas, com crianças de 4 a 7 anos. "(...) poderá haver formação religiosa na Paróquia para crianças na faixa etária de 4 - 7 anos, através da Catequese Infantil, subdividida em grupos separados (4-5 anos; 6-7 anos). Este período de formação não pode ser considerado obrigatório para os catequizandos." (Diretório Pastoral de Catequese 2.8.).
Objetivo: Despertar nos pequeninos o amor a Jesus; à sua Palavra e à sua Igreja. Semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade. Criar alternativas de aproximação com as famílias, visando evangelizá-las, inclusive, através dos pequeninos.

2. PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA EUCARISTIA

A partir dos 9 anos de idade, a criança ingressa na etapa de preparação para a Primeira Eucaristia. Durante dois anos é acompanhada pelos catequistas da comunidade e recebe uma formação na fé.
"O grande trabalho da iniciação (à Primeira Eucaristia) deve ser feito junto à Família das crianças mais do que com a própria criança. Só haverá uma eficaz iniciação, quando a Família assumir a tarefa de integrar, pelo testemunho vivencial, seus filhos na vida eclesial, assim como os pais responsáveis se preocupam em integrá-los na vida familiar. Somente as Famílias assíduas às celebrações poderão iniciar de modo conveniente e eficaz. Catequista e Escola, neste caso, serão uma ajuda de complementação ao trabalho dos pais. Jamais poderão substituí-los". (CNBB-Pastoral da Eucaristia).

Os primeiros e principais catequistas são os pais. Catequizar é transmitir a fé.
A Primeira Eucaristia conclui a iniciação cristã. A Eucaristia é "fonte e ápice de toda vida cristã", contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

3. PASTORAL DOS ADOLESCENTES

Após a Primeira Eucaristia, a criança (pré-adolescente) pode encontrar um espaço de continuidade na formação da sua Fé através da Pastoral dos Adolescentes. Nessa etapa a comunidade oferece atividades de grupo com orações, dinâmicas, temas afins com a adolescência, celebrações e encontros com outros grupos adolescentes. Tudo isso visa a permanência do adolescente na vida da comunidade e sua inserção gradativa na caminhada cristã.
* Por que Pastoral do Adolescente?
Somos uma pastoral por acreditar que estamos a serviço de uma comunidade, somos parte dela.

- O que fazemos?
Continuamos a Catequese do adolescente, inserindo-o na comunidade a que pertencemos.

- O que é necessário para trabalhar nesta pastoral?
1° - Boa vontade - para se colocar à disposição dos adolescentes.

2° - Paciência - para ouvir, para escutar, para saber lidar como os "dramas desta idade.

3° - Formação - participar sempre dos cursos e palestras oferecidos pela Paróquia para se atualizar.

- Qual o objetivo?

- Construir comunidades catequizadoras comprometidas com a verdade e a justiça.
- Numa educação contínua da fé
- A luz da Palavra de Deus
- Para serem sinal do Reino de Deus entre nós.

4. PASTORAL DA CRISMA

Este sacramento aparece com dois nomes: Confirmação e Crisma.

Por muito tempo se entendeu que este sacramento vinha confirmar o Espírito Santo, já recebido no Batismo, ou ainda era um assumir de modo mais consciente o que se tinha recebido como criança. A presença e a ação do Espírito Santo se faz em todos os sacramentos, mas por excelência encontra-se no sacramento da Crisma ou Confirmação.
"Considerar o dom do Espírito Santo a partir de um só de seus aspectos (militância, força, testemunho, alegria) é sempre empobrecer a sua compreensão global. O que teologicamente está em foco é o Dom que é o Espírito na sua totalidade como o expressa adequadamente a forma sacramental. A palavra Crisma, no feminino, é o sacramento, ao passo que o crisma é o óleo santo. Quando usamos A Crisma queremos realçar o símbolo da unção com o óleo, portanto ao sermos crismados, somos ungidos pelo Espírito de Deus, para uma missão.

A palavra Confirmação significa que todo cristão, fortalecido pelo Espírito, é capacitado a assumir sua vocação e missão de batizado, para que persevere até o fim no testemunho de Jesus Cristo.

Não podemos pensar tudo isto como algo estático. Os sacramentos são dinâmicos em nossa vida. A cada momento da nossa vida somos convidados, sob a ação do Espírito a confirmar nosso compromisso de cristãos.
Portanto, ambos os nomes têm sua razão de ser.

Os documentos da Igreja, sobretudo o Catecismo da Igreja Católica, usa o termo CONFIRMAÇÃO. E diz: A confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja... (CIC 1316).

5. CATEQUESE DE ADULTOS

Apesar do Diretório Geral da Catequese de 1997 afirmar que "a Catequese de Adultos é uma forma privilegiada de catequese" a Igreja parece continuar a apostar na catequese da infância e da adolescência.

Contudo, o número crescente de catecúmenos adultos e de cristãos que voltam à Igreja, após alguns anos de afastamento, o acompanhamento pedido pelos pais das crianças da catequese e o número também crescente de adultos que retomam a vida de sacramentos, devem fazer-nos interrogar sobre a importância e os meios que a comunidade paroquial deve pôr ao serviço desta missão de evangelizar e re-evangelizar os adultos.

Numa sociedade fortemente marcada pela secularização e o individualismo, o adulto procura cada vez menos as religiões instituídas para esclarecer as suas questões vitais e fazer as suas opções. Acontece, porém, que muitas pessoas afirmam que a sua fé em Jesus Cristo confere à existência humana densidade e plenitude. O cristianismo, pois, não está antiquado nem obsoleto. Contanto que seja proposto como uma força verdadeira para viver hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!