Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Os santos do mês de junho


Junho é mês de festa junina e também de três santos queridos na devoção popular: Antônio, João e Pedro.

Santo Antonio de Pádua nasceu em Lisboa no ano de 1195 e foi batizado com o nome de Fernando. Entrou para a Ordem dos Agostinianos em 1209 e aí permanece até encontrar um grupo de monges franciscanos que estavam indo pregar o evangelho aos sarracenos. O impacto desse encontro marcou sua vida. Ele integra-se a ordem franciscana e adota o nome de Antonio em homenagem à Santo Antão.

Em uma viagem a Marrocos, Antonio sofre uma enfermidade que o faz retornar à Portugal. Passando pela Itália, desembarca na Sicília e indo até Assis se encontra pela primeira vez com São Francisco.

Em 1222 é chamado a falar de "improviso" numa celebração de ordenação e mostra eloqüência e sabedoria extraordinárias. Revela-se então seu carisma de pregador itinerante que marcará a trajetória de sua vida. Lecionou nas escolas de Bolonha, de Tolosa e de Mompinher.

Santo Antonio morreu aos 36 anos, em 1231 no dia 13 de junho e em menos de um ano, o papa Gregório IX o declara santo. Em 1946, Pio XII dá-lhe o título de "Doutor Evangélico".

Na devoção popular, Santo Antonio é considerado o "santo casamenteiro" e protetor dos pobres. Muito querido pelo povo, na missa do dia 13 de junho, os fiéis aguardam a distribuição do pão bento, que como reza a tradição, deverá ser colocado junto aos mantimentos para que haja fartura no lar.

São João, o Batista, filho de Zacarias e Isabel, é considerado o precursor de Jesus Cristo. Personagem bíblico, foi João quem batizou Jesus às margens do Jordão. É considerado o "santo festeiro" e a comemoração faz-se no dia seu nascimento, dia 24 de junho. São João é particularmente festejado no Nordeste com muito forró, comidas e danças. É o santo protetor dos casados e enfermos.

Uma tradição bastante comum no dia de São João é a lavagem da imagem do santo. A lavagem é feita na véspera, dia 23, em um rio ou lagoa. A madrinha recebe a imagem lavada pelo padrinho e a seca com um pano de linho. Reza a lenda que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo no ano seguinte.

São Pedro foi discípulo de Jesus e é considerado o primeiro papa pela Igreja Católica. Seu nome original era Simão, tinha a profissão de pescador e por isso é considerado o protetor daqueles que trabalham no mar. Em vários locais se realiza uma procissão marítima para o santo, em Ubatuba, Rio São Francisco, Ceará, especialmente no Nordeste. Em Niterói, o principal mercado de comercialização de peixe leva o nome de São Pedro. A comemoração é no dia 29 e na devoção popular costuma-se dizer que São Pedro guarda a entrada do céu. O apóstolo exerceu seu ministério e foi martirizado em Roma, provavelmente no ano de 64 d.C. na época de Nero. A tradição popular também diz que São Pedro é santo de "trazer" chuva.

2 comentários:

  1. Oi, Adelino!
    A paz do Meninho Jesus!
    Tem um selinho pra vc lá no meu blog, passa lá pra pegar!
    Deus te abençoe!
    Abraçãoooooo

    Tia Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Del, boa noite! Tem selinho pra vc lá no blog! Paz e bem!

    www.amandoacatequese.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!