Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

De Belo Horizonte para o Brasil

Há mais de 30 anos, no Brasil, o mês de setembro é conhecido como o Mês da Bíblia. Segundo o Serviço de Animação Bíblica das Paulinas, a data tem sua origem na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) que, em 1971, solicitou às comunidades sugestões para a comemoração dos seus 50 anos. “A superiora das Paulinas, Ir. Eugênia Pandolfo, apresentou, então, a proposta de realizarmos um vasto e profundo movimento bíblico durante o mês de setembro, que atingisse todos os segmentos da Arquidiocese”.

Aprovada a proposta, formou-se a equipe de coordenação composta pelos padres Antônio Gonçalves e Paulo Lopes de Faria e pelas irmãs Eugênia Pandolfo e Neli Manfio. Com a colaboração do biblista Frei Carlos Mesters, foram elaborados folhetos para a divulgação e estudo da Bíblia com o desejo de despertar o gosto pela Palavra de Deus e iniciar uma leitura bíblica permanente. Com essa iniciativa, o grupo desejava levar o estudo da Bíblia às paróquias, comunidades, Vida Religiosa Consagrada, escolas, hospitais, penitenciárias, meios de comunicação.

Bíblia Gente
Bíblia, Deus caminhando com a gente. Esse foi o slogan adotado pelo Centro Bíblico de Belo Horizonte que lançou, em 1976, o folheto Bíblia Gente tornando o Mês da Bíblia uma realidade nacional. No ano anterior, o Regional Leste II da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) já havia aderido à iniciativa de Belo Horizonte.
Com o empenho de Dom Albano Cavalin, Irmão José Israel Nery, Frei Bernardo Cansi, abriu-se uma nova etapa. O estudo da Bíblia não seria mais por temas, mas de um Livro, texto completo da Bíblia dando continuidade ao Tema da Campanha da Fraternidade. Assim, as comunidades tiveram a oportunidade de conhecer e aprender a ler os textos dentro do seu contexto.
A redescoberta da Sagrada Escritura e o seu uso constante por todas as Igrejas Cristãs no Brasil tem sido muito significativo para o processo e crescimento da experiência da fé das comunidades espalhadas pelo nosso imenso País. Nesse sentido, o Brasil desenvolveu um trabalho pioneiro na Igreja da América Latina, no que diz respeito à Animação bíblica das pastorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!