Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 19 de março de 2012

SÃO JOSÉ



Celebra-se hoje, 19 de março, a solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu Patrono.

Ele é um dos santos mais conhecidos e amados no Cristianismo. Por isso, inspirou o nome a dezenas de santos da Igreja e também a cristãos do mundo todo, que neste dia comemoram seu onomástico.

O nome José, em hebraico, significa: "Deus cumula de bens" e, sem dúvida, este casto, amado e humilde carpinteiro de Nazaré foi cumulado de bens ao aceitar a nobre missão de esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo:

"Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescrevera: acolheu em sua casa a sua esposa" (Mt 1,24).

A grande devoção dos cristãos por São José está fundamentada nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição. Ele é reconhecido e invocado como modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande família de Deus, que é a Igreja.

Embora na Bíblia pouco se fale sobre a figura dele, o que nos é comunicado testemunha com clareza o papel indispensável dele para a missão de Cristo. Homem justo, trabalhador, silencioso, fervoroso, foi trabalhado pelas mãos do Divino a ponto de ser constituído elo entre o Antigo e o Novo Testamento. Dessa forma confere a Jesus a linhagem de Davi, porque, acima de tudo, foi um homem de fé e coragem:

"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido, vem do Espírito Santo. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa" (Mt 1,20b.24).

São José, valei-nos!

2 comentários:

  1. São José, rogai por nós!

    É muito bonito ver o seu testemunho de tamanha dignidade, justiça, fé e amor!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Olá, Adelino!!!
    Vim conhecer um pouco do seu blog e gostei muito!
    Também sou catequista, atuo na Capela São João Batista na arquidiocese de Recife, em Pernambuco.
    Criei meu blog de catequese recentemente...
    Espero sua visita lá!
    Grande abraço.
    Fique com Deus e com a virgem Maria!!!
    http://catequeserenovadacomjesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!