Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Tempo Pascal - CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA!!!!

A ressurreição de Jesus é o referencial fundamental da vida da Igreja, por isso, a vida cristã gira em torno do mistério pascal. São Paulo ensinou, em suas Cartas, essa verdade da centralidade teológica da ressurreição de Cristo. Pregação, fé e ressurreição são três palavras chaves na evangelização paulina. Na carta aos romanos, o Apóstolo trata expressamente da relação interdependente entre pregação e fé, no processo da catequese cristã: “Logo, a fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rom 10,17) Na carta aos coríntios, estabelece o nexo entre pregação, fé e ressurreição: “E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é sem fundamento, e sem fundamento também é a vossa fé. E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem nenhum valor e ainda estais nos vossos pecados. (1Cor 15,14.17)

Assim sendo, a missão da Igreja é anunciar Jesus ressuscitado. Seguindo o calendário litúrgico, a comunidade cristã está vivendo o Tempo pascal que se prolonga até Pentecostes; nesse período de cinqüenta dias, alimenta sua espiritualidade, exercita sua ação evangelizadora e realiza seu trabalho pastoral na companhia de Jesus ressuscitado. Nesse sentido, a pregação da Igreja, necessariamente, continua centrada no mistério pascal. Cabe-lhe, assistida pelo Espírito Santo, anunciar e celebrar a Ressurreição de Jesus, notadamente, quando a comunidade cristã se reúne para participar da Celebração Eucarística – a missa dominical.

O mistério celebrado no tríduo pascal – quinta, sexta e sábado santos - toca fortemente o coração e a consciência dos fiéis que se vêem, ao mesmo tempo, na perspectiva da vitalidade da graça e sob a realidade do pecado, considerando a sua conduta individual, o comportamento social e a prática eclesial. De fato, numa leitura individual e coletiva, identificamos muitos sinais de crescimento da vida cristã, ao lado de inúmeros atos de retrocesso espiritual, de recaída moral e de omissão social.

A Igreja, em sua materna missão, deve estar atenta para a necessidade de preservar os valores do tempo pascal na prática dos fiéis e, para tanto, deve continuar a acompanhá-los, em seu dia a dia, mediante a assistência espiritual, a acolhida fraterna, a sensibilidade pastoral e o testemunho solidário na linha da caridade social. Com certeza, esses devem ser os frutos da pregação e da fé na ressurreição de Jesus na vida dos cristãos.Cabe-nos descobrir o valor do Tempo pascal, um período propício para um continuado rejuvenescimento espiritual dos fiéis que contam com graças especiais de Jesus ressuscitado.

2 comentários:

  1. Oi amado passando para desejar uma santa e abençoada Páscoa e dizer que tem um selinho lá no blog para você,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá Del, sou a Carminha vim visitá-lo, e amei o seu blog e post.
    Estou feliz porque agora faço parte dos Catequistas Unidos, e já estoy sseguindo-o.
    Abração, fique com Deus

    ResponderExcluir

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!