Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

terça-feira, 23 de julho de 2013

História da Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré


A atual Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré teve início no ano de 1986, através de uma conversa entre um proprietário de lotes no Bairro Independência, senhor Timóteo e a senhora Maria das Mercês Alves França. Ambos sentiram a necessidade de criar neste local um grupo de oração para as reflexões bíblicas entre os moradores da comunidade. Algum tempo depois, aconteceu a primeira reunião deste grupo que recebeu o nome de Grupo de Oração Espírito Santo.
 
Juntamente com a criação deste grupo, surgem anseios por melhores condições de vida e moradia no Bairro Independência e também a acolhida da Igreja católica na comunidade que se iniciava. Em 13 de abril de 1986, Domingo de Ramos, aconteceu a primeira missa na comunidade, presidida pelo padre Silvestre José de Melo [VEJA NA FOTO ACIMA]. Nesta mesma data, a comunidade se reuniu em frente à casa de dona Mercês para celebrar o princípio da Semana Santa.
 
A comunidade se organizava e trabalhava em regime de cooperação mútua, fazendo com isso a experiência das primeiras comunidades cristãs, vivendo uma vida de união, partilha e fraternidade. Em 14 de fevereiro de 1987, o bispo de Montes Claros, dom Geraldo Majela de Castro, fez a primeira visita pastoral à comunidade e realizou uma reunião com lideranças para traçar as primeiras diretrizes que norteariam o processo da ereção da futura Paróquia.
 
Primeiros coordenadores
 
Foram escolhidos o senhor Eloi Gonçalves Freitas e a senhora Maria das Mercês França para coordenarem a comunidade nascente. A comunidade inicialmente recebeu o nome de Comunidade Sagrado Coração de Maria. Após o término da reunião, deu-se início à Celebração Eucarística, presidida por dom Geraldo. No final da Celebração, dom Geraldo se comprometeu em ajudar na construção da igreja. Ficaram como dirigentes da comunidade Clemente Oscar e Maria das Mercês Alves França.
 
Em 26 de abril de 1988, reúnem-se novamente no anexo da Escola Augusta Vale, à Rua Jamaica, 67, a comunidade com o bispo para outra Celebração Eucarística. Nessa data, a legalização do terreno da igreja estava quase pronta. Só faltava a oficialização da Prefeitura Municipal de MOC. Em 21 de maio de 1988, aconteceram as primeiras barraquinhas comunitárias. A arrecadação seria para cobrir despesas nos trabalhos iniciais da comunidade, no anexo da Escola Augusta Valle.
 
Nesta ocasião, também aconteceu a primeira Coroação de Nossa Senhora na comunidade, organizada por Cristina Alves França e Maria de Lourdes Ferreira de Souza. Em 1º de abril de 1991, o prefeito em exercício, Maria Ribeiro da Silveira, sancionou a Lei nº. 1.291, que autorizava a doação do terreno para a construção da igreja católica no Bairro Independência.
 
 
Mobilização
 
O primeiro mutirão para a construção da igreja aconteceu em 14 de julho de 1991, quando foi erigido o alicerce da igreja. Em seguida, realizou-se o primeiro encontro comunitário com a participação de 55 pessoas, momento em que foram organizadas as equipes de serviço. Em 17 de novembro de 1991, dom Geraldo Majela de Castro retorna à comunidade para realizar os primeiros batizados. Em 30 de novembro do mesmo ano, reúnem-se na casa de dona Romana as crianças da Catequese para receberem o Sacramento da Confissão, ministrado pelo padre Antônio Carlos da Silva. Essa foi a primeira turma de Primeira Eucaristia da comunidade.
 
Em 11 de janeiro de 1993, foi enviado projeto à Adveniat, solicitando ajuda financeira para a construção da igreja matriz. A resposta do pedido foi positiva. Assim, no dia 07 de novembro de 1993, aconteceu o segundo mutirão para a construção da matriz, que ficou com as paredes em pé em 14 de dezembro do mesmo ano. Logo após foi colocada a estrutura metálica e, em seguida, o piso, que ficou pronto em 22 de agosto de 1994.
 
Em 22 de março de 1995, houve a primeira Celebração Eucarística na nova igreja, presidida pelo padre Silvestre José de Melo. Até 1995, a comunidade pertencia à Paróquia São João Batista de Montes Claros. Depois ela passou à Paróquia Nossa Senhora da Consolação sob os cuidados do padre Róbson.
 
Lembranças
 
Nossa história foi iluminada com momentos de luta, esforço comunitário, muita alegria partilhada e profundo desejo em servir melhor o povo de Deus. Fazemos menção do amigo e colaborador de saudosa memória, José Maria (Liu), que sofreu uma descarga elétrica, enquanto consertava o som da igreja juntamente com seu irmão Paulinho e o amigo Carlos Mozart, vindo a falecer dias depois.
 
Em 1º de fevereiro de 1998 foi criada a Pró-Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré, sendo elevada à dignidade de Paróquia em 27 de outubro 2005. Em julho de 2005, chegaram para morar na Paróquia as Irmãs Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação com a missão de estar a serviço da vida, sendo presença de paz e bem, principalmente entre os pobres e jovens carentes da Boa Nova de Jesus Cristo.
 
As irmãs Missionárias Diocesanas estão até hoje presentes e atuantes na Paróquia e desenvolvem importantes trabalhos pastorais. Em 27 de outubro de 2005, a Pró-Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré foi elevada à dignidade de Paróquia pelo arcebispo metropolitano, dom Geraldo Majela de Castro, e foi designado como primeiro pároco, padre Antônio Alvimar Souza.
 
Outros párocos
 
No dia 08 de fevereiro de 2009, chegou à Paróquia, nomeado pelo arcebispo metropolitano, dom José Alberto Moura, o segundo pároco, padre Oldair Cardoso. Seu pastoreio foi marcado pelo processo de descentralização paroquial. Foram criadas três comunidades, Santa Rita, Santo Antônio e Bom Jesus, o que favoreceu maior participação do povo nas celebrações e sacramentos.
 
O terceiro pároco foi o padre José Nonato dos Santos Alves, que tomou posse no dia 18 de abril de 2010 e permaneceu até 23 de julho desse mesmo ano, data em que se afastou da comunidade. Em 19 de setembro de 2010, a posse do atual e quarto pároco: padre Raimundo Donato, também nomeado pelo arcebispo dom José Alberto Moura. Sua missão? A de dar prosseguimento aos trabalhos paroquiais pastorais iniciados pelos seus predecessores e buscar formar uma Igreja acolhedora, serviçal e missionária a serviço da vida, da esperança e da dignidade para todos. A nossa Paróquia está inserida na terceira região pastoral do Setor Centro Arquidiocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!