Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SÃO JOÃO BATISTA "O PRECURSOR"


São João Batista, santo católico, primo de Jesus Cristo, nasceu a 24 de junho e morreu a 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina; tendo sido degolado por ordem de Heródes Antipas, a pedido da sua enteada Salomé, pois a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava a moral constituída na sua época. Antes mesmo de Jesus, Batista já pregava publicamente às margens do rio Jordão. Destacando-se por seu jeito áspero e intolerante de ser, instituiu a partir da prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas deste rio.

O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e quando são iniciados os festejos, é esperado com especial ansiedade e segundo Frei Vicente do Salvador, um dos primeiros brasileiros que escreveu a história da sua terra, já no ano de 1603 os índios acudiam todos os festejos portugueses, em especial o dia de São João por causa das fogueiras e capelas.

A importância de São João fica bastante clara, quando percebemos que dentre os santos do mês de junho, ele teve o poder de dar ao mês o seu nome (mês de São João) e qualificar de "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus 30 dias.São João é muito querido por todos, seja para fazerem de oráculo nas adivinhações ou para festejarem pirotecnicamente com fogos de artifício, tiros e balões coloridos, além dos banhos coletivos pela madrugada.São inúmeras as lendas relativas a este santo e a tradição da sua festa: fogueira acesa à porta de cada casa para relembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu para avisar Nossa Senhora do nascimento do seu filho, por exemplo.

O São João, segundo a tradição adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo, não resistiria: desceria à Terra e esta correria o risco de incendiar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!