Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Em Montes Claros, caminhada contra a violência e extermínio dos jovens encerrará segundo dia do Encontro das CEBs



por Andréa Fróes
andreafroes@hotmail.com

Cerca de três mil pessoas vão às ruas de Montes Claros, nesta sexta-feira (23), para a Caminhada da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens durante o 6º Encontro Estadual das Comunidades Eclesias de Base (CEBs). A concentração será às 16h em frente ao Serviço Social do Comércio (Sesc) - Rua Viúva Francisco Ribeiro, 199, centro da cidade. Os participantes irão percorrer as principais vias de acesso de MOC em direção à Praça da Catedral.

Da coordenação da atividade, Jociely Soares Ruas Madureira, diz que o principal propósito da caminhada é chamar a atenção da população em geral para os altos índices de violência e extermínio da juventude. “São muitas as mortes sofridas pela juventude diariamente. Quando falo de morte, não me refiro apenas à morte física e sim à ausência de políticas públicas específicas voltadas para este grupo. A falta de emprego, de educação, de lazer, etc são as maiores justificativas para as mortes físicas”, discorre Jociely.

Durante o percurso, serão cinco paradas, quando, em cada momento, haverá um tema de reflexão referente à realidade de juventude no Mundo, na América Latina, no Brasil, em Minas Gerais e Montes Claros. Jociely Madureira afirma que há estudos que indicam dados alarmantes no município. Entre os anos de 2005 e 2008 foram registrados 289 homicídios em Montes Claros.
Dados

Levantamentos do capitão da Polícia Militar, Ederson da Cruz Pereira, sociólogo e mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) mostram que, das mortes nos últimos quatro anos, 79 não foram esclarecidas (27,3%) e 68 tiveram motivos fúteis (23,53%), somando 147 casos (50,8%). O tráfico respondeu por 53 ocorrências (18,3%).

De acordo com a pesquisa, no período, houve também 45 mortes por vingança (15,57%); 20 por problemas econômicos (6,92%); 18 por motivos passionais (6,23%); e seis em confronto com a Polícia (2,08%). A pesquisa teve como fonte o 10º Batalhão da Polícia Militar e a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Pessoa de Montes Claros. A Caminhada Contra a Violência e o Extermínio da Juventude é uma realização do Setor Juventude Arquidiocesano, das CEBs e das Pastorais da Juventude.

ACESSE
www.juventudeemmarcha.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!