Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Catequese Crisma

Precisamos buscar novos caminhos para que a catequese de crisma seja verdadeiramente um processo educativo da fé, uma iniciação à vida comunitária e aos compromissos do cristão na Igreja e na sociedade.

Temos que levar em consideração:

a) A longa tradição da catequese que visava mais a preparação para um sacramento do que a educação da fé e inserção na vida comunitária. Isto foi criando na família, nos catequizandos e nas paróquias a prática de uma catequese sacramental. Isto está profundamente enraizado na vida religiosa das nossas comunidades. Esta prática precisa ser mudada.

b) A própria forma de organizar a catequese separada da vida, da comunidade, das celebrações e do cotidiano das pessoas. Catequese mais ensino do que experiência de vida comunitária e com um conteúdo muito intelectual, doutrinário, longe das inquietações e buscas dos jovens.

c) A organização da catequese segundo um calendário escolar. Há uma longa tradição, forte nas famílias, nos catequistas, nas paróquias e na própria organização da catequese de que, no fim do ano, necessariamente acontece a 1a comunhão e a crisma. Recebido o sacramento, os crismandos entram em férias.

d) Merece atenção a forma como a catequese fala em engajamento. Apresenta-se um programa de engajamento,, mas como algo abstrato, sem ações concretas ou propostas pouco empolgantes para os jovens.

e) A realidade existencial do jovem, suas inquietações quanto à sobrevivência, seu estudo, seu futuro, sua vocação e sua profissão deixa o jovem inquieto e inseguro frente a um engajamento mais concreto. Esta é uma realidade que a catequese de crisma deverá trabalhar com muito carinho.

f) Os atrativos que o jovem encontra no ambiente que o cerca, com motivações fortes, sensíveis e atraentes fascinam a juventude.

Temos muitos outros motivos, mas estes são fatores que interferem na prática de catequese de crisma. Muitos são os jovens que fazem a preparação, poucos são os que se engajam em alguma atividade pastoral e social nas comunidades. Vamos trocar experiências e procurar caminhos para reverter esta realidade. É preciso entender catequese como um processo de iniciação à fé, à vida comunitária e aos compromissos cristãos.

Um comentário:

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!