Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

MENSAGEM PARA O DIA DO CATEQUISTA


Quando Jesus se sentava entre os amigos e os discípulos e lhes falava de Deus...

Quando se esquecia das horas passadas felizes debaixo da sombra das árvores para revelar a Boa Nova a todos, quando abria seu coração para ensinar a rezar, a cuidar da vida, a ser bom, a buscar a verdade e a justiça, a chamar Deus de Pai, Paizinho, Jesus era catequista.

Quando Maria, lá na sua casa de Nazaré, colocava Jesus menino em seus joelhos e lhe falava de Deus e lhe explicava a história do povo de Israel, quando juntos rezavam os salmos, quando ela abria seu coração e louvava ao Senhor, cantando como os anjos do céu, Maria era catequista.

Quando Ana, mãe de Maria, chamava a filha junto de si e lhe falava das promessas de Deus, quando lhe lembrava as profecias que anunciavam o Messias, quando rezavam juntas para que o Salvador viesse logo, Ana era catequista.

E a história vai longe no tempo passado e irá mais longe no tempo futuro, porque ser catequista é uma alegria muito grande, porque é transmitir a preciosíssima herança da fé, o bem mais importante que uma família pode legar a seus filhos, que uma comunidade pode dar a seus irmãos. Porque ser catequista é aceitar um dom de pura doação e felicidade, visto que só é possível falar da abundância do coração. Porque ser catequista é assumir também o testemunho de vida, visto que a palavra ensinada precisa ter o eco dos gestos e dos sentimentos, e dos atos e do olhar. Porque ser catequista é ser sempre discípulo e um pouco mestre, sempre disponível e missionário.

Mas a maior alegria de ser catequista é viver se sentindo como que junto a Jesus, debaixo das árvores, ouvindo-o falar de Deus. Naquelas horas de encontro, de partilha e pura felicidade, parece que Maria nos toma em seu colo de Mãe e os anjos se aproximam para louvar ao Senhor. Porque a catequese pode ser como que um pedacinho de Paraíso, espaço e tempo de busca e encontro de Deus.

8 comentários:

  1. Q linda mensagem Del! Obrigada por partilhar e nos presentear com ela! Q Deus lhe abençoe e proteja. Feliz dia do catequista pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos abençoe como catequistas! Que nos dê a fé, a confiança, a esperança e ânimo, para que os acontecimentos do nosso dia-a-dia não nos faça desistir jamais!

    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  3. AMIGO, A MENSAGEM MUITO LINDA E O FINAL DA MENSAGEM FOI A QUE EU MAIS GOSTEI, QUANDO ESTAMOS NO MEIO DO ENCONTRO COM AS CRIANÇAS PAREÇO QUE VOU AO PARAÍSO E FICO RODEADO DE ANJOS, SÓ UM CATEQUISTA QUE É CATEQUISTA POR AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO SENTE ISSO NÃO É MESMO? PARABÉNS PELO BLOG QUE CADA DIA NOS ENCANTA. ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. Oi, tem um carinho pra vc lá no meu blog, passe lá e leve-o com você.
    Abraços carinhosos.
    Lurdes

    ResponderExcluir
  5. Ola! Adelino estou passando para desejar um bom final de semana e Parabéns pelo nosso dia,Muito bom o texto realmente a maior alegria de ser catequista é sentir que esta perto de Jesus.
    Abraços
    Uma ótima semana.
    Nena

    ResponderExcluir
  6. Catequista Adelino parabéns pelo dia de hoje, Deus abençoe sua vocação!
    É com muiiiita alegria que venho avisar que temos a honra de estarmos listados no
    Blog de Catequese da CNBB
    http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011/08/parabens-catequistas-blogueiros.html?showComment=1314494472750#c7085661189258847238

    E agora nós Catequistas Unidos, vamos lá agradecer!
    Divulguem em suas paróquias e blogs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Amado de Deus ! parabéns pelo dia do catequista!Deus te abençoe e te proteja sempre!Como não posso abraçar a todos aqui pessoalmente ,resolvi da uma de "Artista" e criei uma pequena demonstração de carinho para com todos os catequistas amigos e colaboradores nesta nossa caminhada evangelizadora aqui pela net!É só um "Mimo",ta lá no meu blog passa lá e leva ele com você!Beijos Patrícia(http://catequizandocomjesus.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou fazendo minha visita semanal nos blogs da lista dos catequistas unidos. Não é sempre que sobra tempo né... Muito bonita a sua mensagem. Parabéns pelo dia do catequista, mesmo tendo passado, pois somos catequistas até o fim, não é mesmo?
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!