Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mãe de DEUS

Meditando o evangelho de S.Mateus fica claro que Maria é a Mãe Virginal do Messias, por ação do Espírito Santo (Cf. Mt 1,1-16; 1,18-25 relendo Is. 7,14); ali ela é apresentada como nova Jerusalém; novo Templo; trono do novo Rei; Rainha-Mãe (Mt 2,10-20); é ainda a companheira inseparável do Filho (Mt 2, 11.13.14.20).

Num claro paralelismo de Mt 1,1 e Gn 2, 4; 5,1, o evangelista apresenta o nascimento de Cristo como nova criação e o ventre de Maria como nova terra virgem da qual o Espírito de Deus faz brotar a vida.

No Evangelho de S. Lucas, Maria é a mulher de fé e discípula ideal, aquela que ouvindo atentamente os apelos do Senhor e meditando o seu sentido os realiza em sua vida; a mulher agraciada e totalmente aberta à ação de Deus ; pelo magnificat, comprometida com a história e profetiza de libertação; representante dos humildes e peregrina na fé.

 Nos escritos de S.João ela aparece estreitamente associada à hora e à glorificação de seu filho. É “mediadora da fé; Mãe da comunidade; mulher, símbolo da igreja, da nova humanidade”. Em Caná, Maria, em seu ato de fé e em sua súplica, aparece como representante da humanidade em dificuldade… ; ali, de mãe torna-se serva de Jesus; com o seu  ‘ fazei tudo’, ela que é toda relativa ao filho predispõe-nos a acolhê-lo. Junto à cruz, por vontade de Cristo, torna-se mãe espiritual de todos os crentes, personificação da nova Jerusalém – Igreja , mãe universal dos filhos de Deus dispersos.

No centro da mensagem cristã, está a proclamação da manifestação de Deus na historia, através de Cristo. E  pela escolha de Deus, Maria ficou para sempre inserida nessa realidade. Ela é para todos nós uma  imagem do que Deus pode fazer em favor do homem, e  também da resposta que o homem foi capacitado a dar ao seu Deus.

Na caminhada de fé, Maria será o exemplo mais belo de seguimento a Jesus, discípula perfeita de seu filho a atrair os fiéis com amor materno para ensinar-lhes a dizerem sim ao Pai e a fazerem o que Jesus disser (cf. Jo 2,5).   

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!