


Na Homilia da Celebração Eucarística, dom Alberto fez questão de enfatizar a caminhada de união desta Igreja particular. “Conscientes para atingirmos o nosso objetivo (...), a nossa mente com Ele orienta esta caminhada de Igreja, mas de uma Igreja vivendo em comunhão, pois grupos separados são como que barquinhos que querem atravessar o oceano, mas a agitação das ondas é muito forte”, pontuou o arcebispo e completou. “Por isso que Jesus instituiu a sua Igreja sobre a rocha dos apóstolos e a orientação de Pedro. Nós acreditamos nesta Igreja", declarou dom Moura.

Maria Mãe da Igreja
O arcebispo metropolitano de Montes Claros ressaltou a iniciativa do quinto bispo diocesano de MOC (1956-1988) para que Maria Mãe da Igreja fosse a padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros. "E como foi feliz dom José Alves Trindade em pedir para o santo padre, o papa Paulo VI, que nos presenteasse com a titularidade de Maria Mãe da Igreja para que assim nós realmente nos sintamos Igreja com esta Mãe que nos ajuda a iluminarmos a toda a caminhada da existência com a perspectiva divina dentro do humano”, sublinhou dom Alberto.
E ainda destacou. “E nós temos esta história construída por verdadeiros pioneiros e pioneiras já desde a época dos premonstratenses, das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar” por vários outros sacerdotes, religiosos e leigos. Quase no fim da celebração, o chanceler da Arquidiocese, o monsenhor José Osanan de Almeida Maia caminhou e ergueu, para todo o povo de Deus presente, a Bula “Postulat Sane”, do papa São Pio X, a de criação da Diocese de Montes Claros, datada de 10 de dezembro de 1910. Depois a assembleia cantou parabéns para esta Igreja Centenária a serviço da vida e da dignidade para todos. Ao final, dom Moura concedeu a Bênção Final com Indulgência Plenária.
CLIQUE NOS LINKS E ASSISTA VÍDEOS DA MISSA PELOS 100 ANOS DA DIOCESE
Padre Jairo canta o Hino Nacional nos 100 Anos da Arquidiocese
http://www.youtube.com/watch?v=vozDlKSgXaM