Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra



O dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada pelo Movimento Negro Unificado e é comemorada desde a década de 70.

Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo, o dia 20 de novembro é feriado.

Por que comemorar o Dia da Consciência Negra?

Para valorizar nossas raízes africanas e refletir sobre a situação dos afro-descendentes no Brasil e sobre o que fazer para melhorá-la. Um dia para lembrar que somos todos iguais e que devemos respeitar as nossas diferenças.




Depois da abolição da escravatura, em 1888, que acabou oficialmente com a escravidão no Brasil, o sofrimento dos ex-escravos e seus descendentes continuou, e existe até hoje. Eles foram simplesmente abandonados. Os fazendeiros e os governantes do Brasil preferiram chamar os imigrantes europeus a contratar os ex-escravos.

Hoje em dia a injustiça continua. Basta ver a diferença salarial entre brancos e negros e o número de pobres negros. No Brasil, um trabalhador branco ainda ganha mais do que o trabalhador negro na mesma função. A situação da mulher negra é ainda pior, pois ela ganha menos que todo mundo, segundo as estatísticas. O índice de negros que não têm acesso ao emprego, saúde e educação ainda é muito grande.



Os quilombos

Os quilombos surgiram como refúgio dos escravos que fugiam para ficarem livres da escravidão.

Os quilombros eram formados em locais distantes e de difícil acesso. Lá, os negros viviam com liberdade e o fruto do trabalho era de cada um. Os quilombos eram constantemente atacados, mas centenas deles conseguiram sobreviver.

Situação atual dos quilombos

Ate hoje existem muitos quilombos e mocambos por todo pais. Essas populações quilombolas lutam pelo reconhecimento e pela posse da terra que vivem.

Diz a Constituição de 1988

"Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir os títulos respectivos"
(Art. 68 do ADCT, Constituição brasileira, 1988)

O Ministério Publico Federal tem atuado em defesa dos direitos dos quilombolas e para o cumprimento do que diz a Constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!