Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Fieis da Arquidiocese de Montes Claros terão mais de um mês de indulgência plenária


A história dos 100 anos da Arquidiocese de Montes Claros tem sido construída com muita doação. A afirmação foi do arcebispo metropolitano dom José Alberto Moura durante as últimas reuniões amplas de pastoral e de organismos pastorais, e que apresentou os projetos missionários das paróquias, quase-paróquias e demais entidades sociais da região. O coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Reginaldo Wagner Santos, contou que houve socialização de projetos missionários paroquiais através de trabalhos em grupos. “Cada um fez o projeto de acordo com a sua realidade. Não quer dizer que um seja melhor do que o outro”, ressalvou e orientou para a urgência de “formar as pessoas para a alteridade com condição para a comunhão”.

A orientação do coordenador de pastoral foi endossada por dom Moura, que também aconselhou os participantes desses dois encontros a formar comunhão. Ele indicou ainda que, dos serviços de saúde prestados no país, 40% são realizados pela Igreja católica. A partir daí, o arcebispo metropolitano salientou que é preciso divulgar mais as ações da Igreja no Brasil. Ele comentou sobre a questão do aborto, uma dialética da sociedade contemporânea que a encara como encruzilhada ou conveniência, dependendo do cenário econômico, político e social. Para ele, quando o aborto é assunto de utilidade pública, a maioria das autoridades é a favor desse método de interrupção da gravidez. Quando o aborto é questão de princípio, seja ele ético, moral ou religioso, a maioria é contra.

Dom Moura incentivou os fieis a organizarem romarias para celebrar a história centenária da Arquidiocese. Conforme informações do arcebispo repassadas durante as reuniões amplas de pastoral e de organismos pastorais, de 1º de novembro a 10 de dezembro deste ano, será concedida indulgência plenária (perdão da pena pelos pecados cometidos) a todas aquelas pessoas que participarem de ações missionárias à primeira catedral de Montes Claros - a igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José.

"A Penitenciaria Apostólica, por mandato do Sumo Pontífice, concede a INDULGÊNCIA PLENÁRIA, a ser lucrada nos dias acima indicados, pelos fieis cristãos verdadeiramente contritos que, tendo cumprido legalmente as condições costumeiras (Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice), visitarem em forma de peregrinação a Antiga Igreja Catedral de Montes Claros e aí participarem de alguma função do jubileu ou, ao menos, por um razoável espaço de tempo se entregarem a piedosas meditações, concluídas com a Oração do Senhor, o Símbolo da Fé e invocações à Sagrada Família", escrevem no Decreto da Penitenciaria Apostólica (Prot. N. 695/10/1), datado de 10 de junho de 2010, dom Fortunado Baldelli, arcebispo titutar de Mevânia, penitênciário mor, e dom João Francisco Girotti, O.F.M.Conv., bispo titular de Metz, gerente da Penitenciaria Apostólica.

Quem estiver em casa e impossibilitado de participar desse momento celebrativo receberá a indulgência plenária. Basta rezar em nome da Igreja e de todos os povos. A indulgência plenária também será possível através dos meios de comunicação social que transmitirem esse momento festivo. "As pessoas idosas, doentes e todas as que por causa grave, não podem sair de casa, poderão igualmente lucrar a Indulgência Plenária, desde que, detestando cada pecado e propondo-se a cumprir, logo que puder, as três condições de costume, se unam espiritualmente às celebrações do jubileu, oferecendo por Maria ao Deus Misericordioso suas preces e sofrimentos", esclarecem dom Fortunado e dom João Francisco no Decreto, cujo texto original está em latim e foi traduzido para o português pelo vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Antônio Gonçalves Rocha.


Mais detalhes sobre as indulgências Plenárias, vide abaixo!

Fonte: http://www.arquimoc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!