Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Na Trilha do Grupo de Jovens


A coleção "Na Trilha do Grupo de Jovens" é um ótimo material para ser utilizado nos grupos de jovens. A coleção é composta por seis livros, cada um com o objetivo de ajudar na reflexão e atualização das práticas e métodos, que geralmente são usados nos grupos de bases e formações. Segue abaixo o título e uma breve descrição de cada exemplar.
Esse é um material que toda/o pejoteira/o deve ter, pois seu contéudo é riquissímo e colabora muito para a formação e atividades nos seus grupos, fora que o preço é super acessível...
Taí a dica!!! (rsrs)

Como cuidar da pessoa no grupo de jovens?
Na mistica de Nazaré
O processo de personalização é o eixo por onde os pontos de reflexão vão ajudar o/a jovem a responder perguntas sobre quem participa do grupo. O lugar místico é Nazaré. O convite busca vivenciar o cotidiano da vida de Jesus para, com ele, perceber valores, posturas e escolhas que foram feitas ao longo de sua trajetória em uma vida oculta. Assim, nossa vida também pode ser marcada por escolhas e valores da construção do Reino.


Como Desenvolver a Integração do Grupo de Jovens?
Os temas tratados neste caderno estão centrados no processo de integração do grupo nas relações com a pessoa, com a comunidade, com a cultura, com o cuidado e com o planeta. O Lugar Místico é Betânia, que nos convida a visitar a casa dos amigos e amigas, assim como Jesus, para jantar, gastar tempo, contar histórias e viver a experiência do amor.


Como desenvolver a participação social no grupo de jovens?
Na Mística de Jerusalém
Uma das dimensões mais desafiadoras para o trabalho com jovens, hoje, é a política. Ela nos convida a participar, a sair dos nossos mundos particulares e ir na direção do/a outro/a e dos interesses sociais, ou seja, políticos. O lugar místico é Jerusalém. No caminho com Jesus, devemos assumir a dureza das escolhas de tal modo que haja um câmbio na estruturas. Isso exige firmeza, compromisso, coragem, entrega oração para que a vida vença a morte.


Como dinamizar um grupo de jovens?
Na Mística de Emaús
Este caderno traz vários pontos sobre o processo de capacitação técnica, trabalhando desde a pessoa do/a jovem, projeto de vida e comunidade eclesial, até o planejamanto mais amplo. Esses temas são propostos a partir da mística de Emaús, caminhando com Ressuscitado e celebrando em comunidade em direção da vida.


Como Iniciar um Grupo de Jovens?
Na Mística de Belém
Esta Trilha nos convida a aventurar-nos pelos caminhos de Belém. Lugar da acolhida do Deusmenino. A Mística de Belém nos indica que é na periferia do mundo, na cidade de Belém, lugar da esperança dos pobres pela chegada do Deus que arma sua tenda no meio de nós. A finalidade deste roteiro é contribuir para formar um grupo de jovens. Queremos chegar, ao final, com um grupo coeso, organizado e disposto a prosseguir e iniciar o processo de formação integral proposto pela Pastoral da Juventude no Continente Latino- Americano.

Como vivenciar a fé e a mística no grupo de jovens?
Na mística de Samaria
Assumir uma mística que dê sentido à vida é uma das exigências do ser humano hoje. Os pontos de reflexão provocam o grupo de jovens a refletirem sobre os referenciais da fé e da mística cristã no seguimento a Jesus e no compromisso a partr da Samaria. Esse lulgar é o encontro com as diversas culturas buscando contemplar Deus que cria o diverso e o diferente, reconhecendo este mesmo Deus nas pessoas e nas culturas, cultivando uma postura de respeito e encantamento.

Como adquirir toda a coleção? É fácil!
Basta entrar no site do CCJ e fazer o seu pedido:
http://www.ccj.org.br/site/livraria.php?op=LivCat&idCat=2




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!